Esta é a segunda parte de nosso artigo sobre introdução a sonorização de ambiente e localização de pessoas e dispositivos. Se você deseja visualizar a primeira parte, Clique aqui!
Em nosso último contato, apresentamos uma visão geral sobre a tecnologia Paging IP. A partir desta visão, podemos discutir aplicações e integrações dos produtos, sempre frisando que os novos sistemas compatíveis com as redes IP podem integrar completamente com instalações analógicas, e, que os produtos IP apresentam uma evolução na maneira como os dispositivos são gerenciados e na eficiência do produto devido a sua flexibilidade e alcance da rede de computadores. E a melhor parte é que qualquer estabelecimento pode se beneficiar deste sistema de localização!
Em todo este material, o termo Paging será referenciado como sistema de localização de dispositivos e pessoas.
Vamos discutir a integração destes sistemas com um PABX, os alto-falantes IP, cornetas ou megafones IP e os porteiros podem ser integrados numa plataforma de voz através do protocolo SIP.
O SIP é um protocolo IP desenvolvido no início da década de 90 com o objetivo de permitir a integração de produtos independente do fabricante. Devido a esta característica de integração, os principais dispositivos de voz e dados no mercado que são compatíveis com a rede de computadores, utilizam este protocolo como uma opção de integração.
Voltando a integração com o PABX, podemos usar dois métodos para localizar os dispositivos e pessoas:
Unicast: Paging por Unicast, o administrador irá configurar grupos com os dispositivos que irão receber chamadas, neste grupo será definido um número “piloto” que será o dispositivo que irá receber as chamadas e encaminhar aos integrantes deste grupo.
Por exemplo: Foi definido o grupo 100, com 5 participantes que podem ser usuários de telefones ou alto-falantes IP. Quando o grupo 100 recebe uma solicitação ou chamada, O PABX irá compartilhar o tráfego de áudio com 5 canais e atender a todos os 5 participantes.
Neste método, quanto maior o número de integrantes de um grupo, maior a quantidade de canais utilizados pelo PABX para compartilhar este áudio.
Esta pode não ser uma configuração recomendada em um cenário com muitos grupos pois a capacidade de canais do PABX fica comprometida e o aumento do tráfego na rede será considerável.
Multicast: Paging por Multicast, o administrador irá definir um único ponto de atendimento, esse atendimento ficará sempre ativo e todos os integrantes do sistema: Telefones, alto-falantes, interfones etc. irão “escutar” este canal. Desta maneira se um grupo possuir 500 integrantes, ao receber uma solicitação de localização ou chamada, o áudio será transmitido em um único canal para estes 500 integrantes. Desta maneira, o custo de processamento do PABX será menor, ocupando menos canais de comunicação e a comunicação será eficiente.
Outro exemplo que podemos usar para comparar os fluxos de áudio unicast e multicast é a sintonização de uma rádio em seu aparelho de som.
O usuário busca através do número de uma rádio o fluxo de dados e naquela estação, vários usuários podem escutar o mesmo canal. Esta é uma transmissão multicast.
O envio de tráfego através de multicast se mostra mais eficiente, porém, numa rede IP devemos nos certificar que todos os dispositivos que integram esta rede suportam o fluxo multicast.
Agora que está explicado os dois tipos de fluxo, o multicast e o unicast; vamos descrever os dois métodos de paging via telefone e paging por área via alto-falantes.
Paging por telefone: Quando existe a necessidade de fazer um anúncio em todo o ambiente, podemos utilizar a integração com o PABX para localizar através dos ramais os usuários e transmitir esta mensagem. É possível configurar o comportamento do telefone no momento do recebimento de uma mensagem:
Em ligação: Quando o usuário recebe uma mensagem mas ele está em ligação, esta mensagem pode ser tocada diretamente interrompendo a ligação atual (o usuário do outro lado da linha não irá ouvir a mensagem) ou a mensagem não interrompe a chamada atual e fica disponível para o usuário ouvir após o término da chamada;
Em repouso: Quando o usuário recebe uma mensagem, a mensagem toca automaticamente utilizando a tecla “viva voz” do aparelho (é necessário possuir um telefone com suporte a viva-voz). Este método é eficiente e utilizado da integração com o sistema de telefonia para entregar a mensagem para um ou a um grupo de usuários em qualquer local que o usuário esteja com seu telefone.
Paging por área: Utilizamos este método para atingir um grupo de pessoas ou ambientes específicos. Com o avanço da tecnologia podemos através da rede IP e pela internet acessar locais remotos e sincronizar uma mensagem de áudio ou alerta para diversos dispositivos de alto-falantes e entregar a mensagem desejada.
Independentemente do método escolhido, saiba que toda esta tecnologia está disponível para auxiliá-lo nas tarefas do cotidiano, utilizando a seu favor toda a integração entre sistemas IPs e analógicos, é possível ter alto desempenho e qualidade muitas vezes preservando investimentos anteriores e potencializando o alcance e eficiência de sistemas antigos.
Outro detalhe importante, é que você pode fazer uma migração de uma tecnologia analógica para IP, pode trabalhar de maneira simultânea entre analógico e IP ou realizar uma nova implantação com todos os itens na tecnologia IP.
A Velans é a distribuidora que possui parceria com os melhores fabricantes do mercado e está preparada para lhe oferecer toda a estrutura e dispositivos necessários para atender seus projetos de implantação, migração e de ampliação.
Temos à disposição: PABX, alto-falantes e cornetas IP, interfones IP, alto-falantes e cornetas analógicos, aparelhos que convertem o sinal do alto-falante analógico para o IP, injetores PoE, luzes para sinalização de alerta e emergência, gateways, aparelhos IP com suporte a multicast, Switches com tecnologia PoE e soluções Wi-Fi.
Para ajudá-lo em seus projetos de paging IP, a Velans irá ofertar a partir de setembro de 2019, pacotes que se adequam a diversos perfis de usuários e demandas.
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